Projecto

O projecto da construção de um charco num talude da Escola Secundária partiu da tentativa de aliar o conhecimento prático ao teórico, privilegiando o contacto dos alunos com a natureza e o exercício da transdisciplinaridade.

Intervenção sistémica através da gestão equilibrada dos recursos naturais, humanos e económicos, acompanhada da aquisição de conhecimentos técnico-científicos e da sensibilização da população local para o valor do espaço público integrado no ecossistema, reduzindo o consumo dos recursos naturais, preservando espécies, divulgando o meio, numa cultura transversal de cidadania responsável.

Com a colaboração de alunos, pais e professores e instituições locais, será feita uma no talude norte do recinto da Escola Secundária de Santa Comba Dão, que passará pelas seguintes fases:

  • Criação do plano;
  • Circunscrição e limpeza do lugar;
  • Abertura do buraco e colocação das telas;
  • Instalação do equipamento de monitorização;
  • Primeira recolha de água e respectiva análise;
  • Instalação da bomba solar de água para oxigenação do circuito fechado;
  • Recolha de plantas (salgueiros, bordos…) e animais (nomeadamente relas, rãs, sanguessugas, sapos, libelinhas) da Ribeira de Sta. Comba Dão e respectiva classificação;
  • Monitorização do habitat ao longo do tempo;
  • Segunda recolha de determinadas espécies, no período favorável ao seu desenvolvimento, de modo a permitir aos alunos observarem in loco as metamorfoses e compreenderem o percurso de vida;
  • Publicação dos vídeos de monitorização e das conclusões científicas no Blogue ECOFILIA e em artigos a publicar.

O tema, Biologia/Ciências da Terra e da Vida, é o pré-texto para um trabalho multidisciplinar que pretende, sobretudo, tornar os alunos actores principais na preservação da biodiversidade.

Este projecto pretende desenvolver-se no âmbito do tema Ecofilia, abrangendo todos os alunos, encarregados de educação, professores e instituições locais que se disponibilizaram ou venham a disponibilizar-se para participar na criação de jardins temáticos no talude norte da Escola Secundária.

Partindo do problema “Como requalificar o espaço sem reduzir a Natureza nem despender meios exorbitantes e desnecessários?”, aproveitaremos a actuação para sensibilizar e mobilizar os alunos e a comunidade para a adopção de práticas amigas do ambiente.


Como resultado, espera-se que os alunos se envolvam na manutenção e monitorização do charco, bem como na investigação e divulgação do conhecimento das espécies em estudo, contribuindo igualmente para despertar a curiosidade do senso comum acerca de questões científicas que envolvem o conhecimento do meio.